Legend of the five rings – Lançamento oficial

Originalmente lançado em 1995 como um cardgame colecionável, Legend of the Five Rings finalmente encontra seu caminho nas mãos da Fantasy Flight com um novo formato de LCG!

Cada jogador comanda forças com dois baralhos separados: um Dynasty Deck possui as províncias e trazem personagens e fortalezas, e um Conflict Deck que tem táticas, manobras, seguidores que podem mudar a maré a seu favor.

l5rlancamento_caixa
Caixa oficial

Um core set possui baralhos iniciais de sete clãs: Crab, Crane, Dragon, Lion, Phoenix, Scorpion e Unicorn, bem como tokens e livro de regras. São necessários três cores caso um jogador deseje o conjunto completo de cartas iniciais (três cópias de cada).

Uma partida começa com os jogadores colocando cinco “Províncias” na mesa e populando quatro delas com cartas do baralho de Dinastia, a quinta contendo o stronghold (fortaleza) do clã. Daí, eles alternam turnos enviando membros do clã para sua “home área” para participar de conflitos, pagando por eles com Fate tokens.

Fate não serve apenas para pagar pelos personagens, mas é o que os mantém no campo de batalha. Quando você paga por um personagem , você pode colocar tokens de fate nele. No final de cada turno, um token é removido e um personagem sem fate é descartado.

l5rlancamento_cartas
Cartas do jogo

Após montar suas Províncias, cada jogador entra na fase de draw, comprando cartas para a mão do baralho de Conflito. O número de cartas que são sacadas não é fixo – cada jogador marca em um “honor dial” quantas cartas quer comprar, dentre 1 e 5. Os jogadores revelam o dial e aquele que pagou mais honra paga a diferença entre os dois valores para o jogador que apostou menos. Balancear quantas cartas são compradas por turno com quanta honra é apostada é vital para não dar ao oponente uma vitória por honra.

Na hora de batalhar, o jogador declara um conflito contra uma das províncias do oponente, decidindo se o conflito é Militar ou Político. cada personagem possui os dois valores. Então, os jogadores alternam-se jogando cartas de conflito até que um dos lados possua maior valor na perícia usada, sendo declarado vencedor.

l5rlancamento_anatomiacarta1
Anatomia de uma carta de personagem

Como dito, existe a vitória por honra – juntar 25 pontos de glória -, mas existem outras formas. Uma delas é destruir 3 províncias do oponente, o que permite atacar o Stronghold (e se este cair o jogo acaba). Ou você pode perder por desonra, perdendo todos os marcadores de honra de seu clã.

Legend of the Five Rings: The Card Game marca um novo começo para Rokugan. Os sete clãs imperiais vão disputar honra e sangue a partir do quarto trimestre de 2017.