Legend of the Five Rings: novas revelações

Após o grande hiato que seguiu o anúncio da compra da IP (Intellectual Property) de Legend of the Five Rings pela Fantasy Flight, as últimas semanas foram bem intensas para os fãs da franquia, colocando samurais, courtiers e shugenjas respirando fundo com novidades.

O International Game Festival de Cannes teve uma revelaçãozinha de leve que causou o burburinho que precisava: a nova logo do reebot de Legend of the Five Rings (L5R). Na foto, além da nova tipografia do nome do jogo, temos os eternos anéis elementais (terra, água, fogo, ar e vácuo), bem como os símbolos dos setes clãs principais, na ordem: Crane, Phoenix, Crab, Scorpion, Dragon, Unicorn e Lion.

l5r1
Nova marca do jogo, agora nas mãos da Fantasy Flight

A imagem criou (como era de se esperar) muita especulação: estariam os sete clãs já representados no base set do jogo?

Um comentário nas redes sociais também chamou a atenção, ao dizer que o storyline “sofrerá um reboot via o RPG, então podemos esquecer os caminhos percorridos pela ‘v1’ até aqui”. Seria ‘v1’ a versão AEG do jogo? Estaria o storyline de L5R voltando aos seus primórdios, contrariando a crença de que a FFG assumiria de onde a AEG parou? E, tão importante quanto – isso estaria indicando que o RPG agora também está nas mãos da nova editora?

Anúncio de revelação Gama 2017: L5R LCG
No evento GAMA Trade Show 2017, que começou dia 13 e foi até dia 17 de março em Las Vegas, tivemos a revelação à imprensa da nova forma de L5R. Diversas informações foram pegas pelo site Kolat Informer, todas muito interessantes, a saber:

  • “Nós compramos a IP para mais do que o cardgame.”
  • “Jogadores ainda causarão impacto no storyline. Se trabalharemos da mesma forma que a AEG? Não.”
  • Compatibilidade zero com o jogo antigo.
  • Time de Design: líder é Nate French (criador dos LCGs Call of Cthulhu e Game of Thrones, e designer de Lord of the Rings e Arkham Horror). Co-designers são Eric Dahlman (jogador do cardgame original e Top4 em diversos Koteis) e Brad Andres (que trabalhou em Call of Cthulhu LCG).
  • Koteis (os campeonatos regionais que influenciam no storyline) ainda existirão mas funcionarão de forma diferente.
  • Campeonatos de lojistas, Opens, Nacionais e Mundial já estão marcados e estarão nos eventos de novembro (quando a FFG marca os campeonatos mundiais de seus LCGs competitivos).
  • “Maior impressão inicial de um LCG já feita.”
  • Grande evento de lançamento na GenCon que será transmitido mundialmente.
    Mesma rotação que outros LCGs: “Dynasty Packs” serão lançamentos mensais, caixas “Deluxe” serão baseadas nos clãs (não houve comentário sobre quais clãs).
  • Core Set terá preço padrão ($39,95 MSRP).
  • Só serão necessários dois Core Sets para ter todas as cartas do playset básico (vários dos LCGs da empresa usam a regra “padrão” de cardgames, de permitir até três cópias de cada carta nos baralhos, e algumas cartas dos Core Sets vinham em apenas uma cópia. Star Wars LCG foi o primeiro a usar apenas duas cópias de cada carta no baralho, regra que foi seguida por Arkham LCG – os baralhos menores permitiram que apenas dois Cores fossem necessários para completar a coleção de cartas básicas).
  • Marketing vai começar no dia 19 de Abril (spoilers no site, talvez?)

Ainda tivemos a revelação da caixa do core set, e mesmo não sendo uma versão finalizada, já mostra a beleza típica das produções da Fantasy Flight.

lr52
Caixa (não finalizada) do novo Core Set de L5R

Sobre L5R
Legend of the Five Rings foi um dos primeiros cardgames colecionáveis do mundo. Criado pela Alderac Entertainment Group, ele remonta um Japão feudal fantasioso onde os grandes clãs lutam contra forças sobrenaturais e intrigas internas que podem colocar todo o Império em risco. O jogo sempre teve um fortíssimo apelo em seu storyline, apresentando um mundo persistente que era frequentemente moldado pelos campeonatos oficiais do cardgame e representado nos livros de RPG da franquia. Há dois anos, a IP de L5R foi vendida à Fantasy Flight, que transformará o jogo em um LCG previsto para ser lançado na GenCon 2017.

O RPG derivado do cardgame está atualmente em sua quarta edição, a qual foi lançada no Brasil pela New Order Editora. A mesma já trouxe também os suplementos “Inimigos do Império” e “Império Esmeralda”.