Resenha – Tsukiji

Entenda a lógica dos preços, manipule as cotações, arme armadilhas, sabote seus oponentes e busque o maior lucro possível nesta tensa briga pelos melhores peixes de todo o Japão! – Manual, página 1.

Leandro Pires volta ao mercado de tabuleiros com mais este excelente título, dessa vez lidando com peixes ao invés de notas musicais: Tsukiji!

tsukiji_capa
Caixa do jogo

Tsukiji, com artes de Alex Mamede que começa agora no mercado de jogos de tabuleiro, este é um título que será lançado em financiamento coletivo pela Redbox editora em breve. Considerando o trabalho de qualidade anteriores da editora (vide Old Dragon e Boss Monster, por exemplo) é possível esperar também que este seja lançado com alta qualidade aqui.

Mecânicas
– Ação simultânea
– Colecionar componentes
– Especulação financeira

O jogo acontece durante 7 rodadas, ou uma semana dentro do tema do jogo, e os jogadores realizam algumas pequenas fases em cada uma das rodadas. Antes dessas fases ocorrerem, são disponibilizadas, em fileiras de 3 cartas, os produtos do dia que o mercado oferece. Dentre eles há camarão, vieiras, salmão, polvo, baiacu e atum.

tsukiji_fileira
Cartas do jogo

Após essa oferta ser colocada na mesa os jogadores avaliam as fileiras de interesse com fichas de avaliação de valores diversos, colocam as tabuletas de preço em cada fileira com base na avaliação de interesse realizada anteriormente e finalmente compram cada fileira (ou não!).

Avaliar uma fileira de cartinhas de peixes serve para aumentar o valor de cotação de cada produto. Quanto melhor cotado o produto, mais chances ele tem de valer mais pontos de vitória no final da partida… E os pontos de vitória são o dinheiro do jogo também! Cada jogador(a) possui o mesmo número de fichas que vão de 0 a 4, além das especiais como 6, x2 (dobra), -1 e outras. Entretanto, quanto maior a soma do valor das fichas de cotação que os jogadores jogaram, mais cara essa fileira será para ser comprada.

tsukiji_cotacao
Algumas das fichas de avaliação

Depois da avaliação, vem a colocação de preços que também define o quanto cada produto vai subir no valor de cotação e o quanto vai custar para comprar cada fileira de cartas. As fileiras são compostas de peixes, cartas coringa e cartas de yakuza que “matam” uma carta da fileira do jogador!

Após a compra, o que não for comprado sai do jogo e novas fileiras são abertas para os jogadores. Depois de 7 rodadas, conta-se o valor do dinheiro e quem tiver mais ganha a partida. Em caso de empate, as fichas de cotação especiais são o desempate (quem tiver mais).

tsukiji_dinheiro
Dinheiro que também são os pontos de vitória

Considerações finais
Este é um jogo que possui uma linda arte e uma aparência “boba” de ser um jogo leve e divertido. Porém, por mais que seja divertido, é um jogo que possui diversas camadas de estratégia, o que não o torna nada leve!

Os jogadores precisam sempre observar o que os outros estão comprando para alimentar as suas fileiras. Muitas cartas de polvo na coleção do oponente? Então vale a pena super valorizar aquela determinada fileira que possui cartas de polvo para o oponente seja obrigado a gastar mais dinheiro para comprar. Os baiacus estão mais valorizados? Vale a pena avaliar “mau” a fileira que tem cartas de baiacu para que essa fileira seja barata de se comprar.

Além disso, no momento de comprar e organizar as cartas, o “jogo” de cada jogador fica aberto na mesa: quem está focando em que tipo de peixe, qual é o nível de diversidade de cada jogador dentre os seus peixes, etc. Não se pode esquecer também de que as compras já deixam claro qual será o poder de aquisição dos oponentes na próxima rodada, pois o dinheiro é informação pública.

Tsukiji não é um jogo leve, logo possui um período longo de aprendizado até que o jogador possa ter mais confiança em formar estratégias diversificadas para ganhar as partidas. A mecânica do jogo é de fácil aprendizado, entretanto.

Pontos positivos
– Jogo substancioso e divertido com poucos componentes
– Linda arte e componentes na versão final
– Muitas camadas de estratégia
– Muitas opções de vitória
– Duração correta de tempo na partida

Pontos negativos
– Jogo de médio porte o que pode não agradar a todos
– Pode assustar um pouco na primeira rodada, apesar da fácil mecânica