Ludopedia: um portal de cara nova e com prêmios novos

É notório na comunidade brasileira de jogos de tabuleiro que o grande lugar online quando se trata do hobby é a Ludopedia. Há uma gama enorme de jogos registrados, fóruns, canais de publicação, mercado, leilões, registro de partidas, etc. Porém, algo que era facilmente percebido tanto pelos antigos quanto pelos novos usuário da plataforma é a falta de uma interface amigável. Tudo era muito truncado. Para registrar uma partida era terrível.

Os formulários eram pesados e confusos e o fato de não haver uma maneira fácil de fazer esses registros pelo celular acabava desanimando muitos. A alternativa de acessar o site pelo smartphone e brigar com o zoom do navegador porque o site não tinha versão mobile, era anotar os jogos no papel e depois passar pra Ludopedia quando estivesse em frente ao computador. As formas de pesquisa também eram bem confusas. E no geral, a aparência não era agradável e parecia muito poluída. Tudo bem que nosso hobby é de jogos analógicos, mas nós vivemos em tempos de praticidade tecnológica. Enquanto no nosso dia-a-dia tudo tende a ser cada vez mais rápido e integrado, sempre que precisávamos usar nosso portal sobre jogos de tabuleiro parecia que retornávamos à internet dos anos 2000.

A nova e melhor Ludopedia!

Porém depois de um longo tempo caminhando pelo deserto da obsolescência, eis que avistamos a terra prometida! No início do ano a Ludopedia passou por uma reformulação completa do seu site. Com uma nova identidade visual, tudo agora é mais organizado e intuitivo. Os ícones utilizados na nova barra lateral são de fácil identificação e os menus contidos nessa barra são muito bem categorizados.

Outro importante destaque é que a Ludopedia 2.0 (como é chamada) é um site responsivo, ou seja, diga adeus às brigas pinch to zoom com seu navegador no smartphone! Agora o site se adapta ao dispositivo na qual está sendo acessado. Em consequência disso, ficou infinitamente mais simples e eficaz pra fazer o registro das partidas, procurar jogos, fóruns, canais, etc. Por sinal, a parte de busca foi outra importante mudança: O resultado da busca vem categorizado de forma clara lançando mão da mesma iconografia utilizada nos menus do site, o que melhora a integração da linguagem interna. Enfim, o salto evolutivo na plataforma foi notável. Essa mudança com certeza trará de volta aqueles que estavam decepcionados com a plataforma e será muito mais amigável para novos usuários. Parabéns aos administradores do site e todos os envolvidos na modernização desta plataforma que é essencial para o hobby no Brasil!

Ainda na Ludopedia, vamos falar sobre a tradicional premiação promovida pelo site todos os anos. Nos anteriores só existiam as categorias Jogo do ano, Jogo do ano escolha popular, Jogo do ano design nacional e Jogo do ano design nacional escolha popular. Neste ano o Prêmio Ludopedia terá mais três novas categorias: Mídia audiovisual, Mídia podcast e Mídia escrita. Como se pode perceber, diferente das outras categorias, as novas pretendem (de maneira simbólica) premiar os canais que produzem conteúdo dentro da plataforma, o que é uma iniciativa muito louvável.

premioludopedia2016

Nós do blog Meeple Divino, que hoje também estamos no Facebook e aqui neste blog, nascemos como um canal da Ludopedia (e mantemos esse canal alimentado até hoje) e tivemos a honra de sermos indicados ao prêmio na categoria de Mídia Escrita. Embora saibamos que é bem pouco provável que ganhemos, gostaríamos de pedir apoio a todos que acompanham e gostam do nosso trabalho. Pra votar é bem fácil. Basta ter uma conta na Ludopedia e curtir o Meeple Divino na lista de indicados na categoria Mídia escrita e pronto! Você já estará nos ajudando! Essa primeira fase ainda não é o concurso de fato. Os três canais mais votados de cada categoria irão para uma segunda fase onde aí sim serão julgados.

Como dito, existem outras categorias no Prêmio Ludopedia. Nós estamos apoiando nosso amigos do canal After Match que está concorrendo na categoria Mídia audiovisual. O canal é encabeçado pelo amigo Fabrício Ferreira e existe no Youtube desde abril de 2016 contando hoje com mais de 800 inscritos e cerca de 34 mil visualizações. A proposta do canal é trazer uma breve e franca análise sobre os jogos experimentados pelo apresentador. Com seu jeito único e forte sotaque carioca, Fabrício não tem problemas em falar o que pensa sobre os jogos. Se ele acha bom é bom, se acha ruim é ruim e ponto final! Recentemente o After Match, em conjunto com a loja carioca Game of Boards, organizou um evento de protótipos, o primeiro no Rio de Janeiro dedicado exclusivamente ao novos designers (por sinal “Novos designers” foi o nome do evento). É um canal que cria conteúdo com a necessária paixão pelo hobbie e com opiniões sinceras sem rabo preso nem conchavo com nenhuma editora. Vote no After Match para o Prêmio Ludopedia na categoria Mídia Audiovisual curtindo o canal na lista de indicados.

Desejamos boa sorte a todos que estão concorrendo no Prêmio Ludopedia e queremos cada vez mais continuar contribuindo para o crescimento do hobby no Brasil!