Promoresenha – 7 Wonders: Catan

Começando hoje as postagens de um novo formato de resenha! A promoresenha é uma resenha pequena, porém completa, de um item promocional para um jogo. Pode ser uma carta, tabuleiro, dados, não importa. Postagem original de 16/05/16 no canal do portal Ludopedia.

promoresenha_catan
Tabuleiro promocional

Começando o novo formato de postagem com a maravilha promocional para 7 Wonders, a Catan! O item 7 Wonders: Catan é um pequeno conjunto formado por 1 tabuleiro (maravilha em si) de dois lados, 1 carta para sorteio de maravilhas na preparação do jogo e uma pequena nota de Klaus Teuber que é o criador do jogo Catan. Lançada em em 2011, ela foi criada por Antonie Bauza e ilustrada por Miguel Coimbra tendo sido publicada tanto pela Repos Production quanto pelo KOSMOS.

Há quem diga que a Catan é uma mini expansão, porém também é um item que promove o jogo e foi vendido de maneira exclusiva na época de sua criação em homenagem a um poster do jogo The Settlers of Catan. A maravilha foi lançada na feira Spiel 2011 e todos o lucro da venda foi doado para a instituição alemã Aktion Deutschland Hilft que cuida de vítimas desastres naturais na Europa.

componentes
Componentes. Clique para ampliar!

Mecânicas
– Ação simultânea
– Colecionar componentes
– Jogadores com diferentes habilidades
– Seleção de cartas

A maravilha Catan é a única maravilha do jogo 7 Wonders que não é baseada em algo real. A primeira coisa que se repara é que a mesma não produz nenhum tipo de recurso, porém já traz uma habilidade que é a de trocar dois recursos iguais marrons ou cinzas por um outro diferente que também pode ser marrom ou cinza. Essa troca de recursos é uma referência clara ao portos do jogo Colonizadores de Catan que também permitem a troca de recursos.

Assim como toda maravilha do jogo base, esta também possui dois lados, o lado A e o lado B, onde cada um possui algumas diferenças.

Lado A
O primeiro lado da promocional possui estágios comuns à outras maravilhas do jogo: o primeiro estágio dá 3 pontos de vitória (PV), o segundo 7 moedas enquanto os adversários pagam 2 ao banco e por fim o terceiro dá 7 PV. A questão da perda de moedas para o banco faz referência ao ladrão do jogo Catan. Apesar do seu lançamento ter sido anterior à expansão Cities, a mecânica de perda de moedas está ali presente e posteriormente foi amplamente utilizada na expansão.

Lado B
Já o outro lado de Catan tem algumas novidades em suas recompensas de cada estágio de construção da maravilha. Para começar é necessário estar jogando com a expansão Leaders para pode utilizar o lado B. O primeiro estágio permite ao jogador recrutar mais um líder e efetivamente ficar com 4 líderes durante ao jogo, invés de somente 3. O segundo estágio dá 5 PV e 2 escudos para os combates ao final das eras.

ladoa
Lado A
ladob
Lado B

Considerações finais
A maravilha em si traz mais rejogabilidade ao jogo o que é bom, ainda mais se tratando de um excelente jogo que é 7 Wonders. A promocional foi ótimas referências ao jogo Catan e possui um lindo design no geral. A habilidade principal no lugar do recurso certamente é a melhor parte deste item, pois essa transformação de recurso ajuda bastante em poder baixar as construções durante a partida. Apesar de não ser um item essencial, com toda certeza é uma adição.

Por um outro lado, o fato dos oponentes terem que perder 2 moedas ao banco e o jogador poder baixar o seu quarto líder parecem versões mais fracas de outras maravilhas, se Catan for comparadas com todas e com as expansões também. Existem cartas que permitem que um mesmo jogador “tire” mais do que duas moedas dos oponentes e maravilha roma permite baixar outro líder, porém baixar mais líderes de uma maneira melhor.

No geral, aqui parece que temos uma expansão mais focada no tema do jogo Os colonizadores de Catan do que em habilidades que contribuam com o jogo, porém nada que chegue a atrapalhar uma partida.

Pontos positivos
– Mais uma opção de maravilha para jogo
– Item promocional/expansão para os “completistas”
– Temático e divertido
– Ótima habilidade no lugar do recurso inicial

Pontos negativos
– Existem maravilhas com habilidades similares, porém melhores
– Muito foco no tema do jogo Catan e pouca utilidade em geral